Depois de um ano de longa espera, o Valentine´s Day (Dia dos Namorados americano) terá um atrativo especial em 2015: a estreia da versão cinematográfica do famigerado livro 50 tons de cinza.

 

Desprezado pela crítica especializada, a série de livros vendeu milhões de cópias pelo mundo afora e criou uma verdadeira legião de fãs que acompanharam momento a momento as noticias sobre a produção do longa metragem quando foi anunciada, debatendo desde os atores participantes até como seria a adaptação do conteúdo erótico dos livros.
O fato é que, independente da qualidade literária da série ou se o filme é realmente bom, um mérito deve ser dado e estudado como caso de sucesso para profissionais de marketing online: como o filme da Universal conseguiu manter-se nas conversas digitais durante um ano até sua estreia, batendo recorde de views, engajamento e, por fim, vendas – uma vez que todo o buzz em torno da estreia proporcionaram parrudas vendas de pré-venda de ingressos mundo afora.
Para se ter uma noção da magnitude do fenômeno, o primeiro trailer do filme, ao ser liberado literalmente “parou a internet” contabilizando o recorde de  36,4 milhões de acessos em menos de uma semana, liderando durante boa parte de 2014 o ranking de vídeos mais vistos do Youtube. Somado a isso, o vídeo contabilizou em menos de 24 horas de seu lançamento a magnitude de mais de 1,2 milhões de curtidas, compartilhamentos e comentários.
O que aprender com toda a repercussão desse lançamento? As redes sociais podem ser aliadas fortíssimas de um bom plano de lançamento e garantir que as pessoas não se esqueçam de uma marca ou produto por meio de assets de qualidade, postagens instigadoras e conteúdo novo disponibilizado.
A estratégia de divulgação do filme fez uso forte de algumas táticas de redes sociais que qualquer boa marca de serviço ou produto pode usar para lançar uma novidade:
– Criação de assets “matadores”: trailers, pequenos trechos do filme, imagens com chamadas provocadoras e call to action (convidando o usuário a compartilhar ou engajar com os posts). Isso sem contar com a inspiração para uma série de versões de imagens, do trailer etc. criados por usuários na internet que permitiram publicidade gratuita, divulgação, comentários e engajamento sobre o filme como por exemplo um trailer feito totalmente em Lego**.
– Periodicidade: semanalmente novas informações, conteúdos, informações para garantir que o interesse não se apague;
– Ecossistema digital integrado: site atualizado, Facebook e Instagram bem gerenciados e com look&feel coordenado com site e um aplicativo para viralização (troca do status de Facebook por “relacionamentocom Sr. Grey”) constituem ferramentas de engajamento  e compartilhamento poderosas para difusão da marca;
– Oportunidade de conversão a vendas: com o público engajado, comentando, compartilhando e acessando os conteúdos, começaram a surgir links convidando para a compra online de ingressos em pré-venda. É muito mais fácil vender no “calor da emoção” e aproveitar o engajamento de quem já está acompanhando o conteúdo relacionado. Só para se ter uma idéia já foram vendidos 3 milhões de ingressos no mundo todo sendo que o filme só estreia em 3 dias.
Os pontos acima, adaptados ao contexto de cada empresa e necessidade podem ser úteis como benchmark para lançamento em redes sociais. Independentemente do tema, valor investido ou magnitude do lançamento, o uso racionalizado e com timing adequado das redes sociais funciona para todos, desde que adaptado ao público e o produto/serviço divulgado.

 

Será que você imaginava que 50 tons de cinza seria capaz de te dar uma verdadeira aula de redes sociais? 😉
** Se você ficou curioso para ver o trailer do filme em versão Lego, aí vai:
Stella Wilderom
Apaixonada por comunicação e marketing mas sem abandonar o lado geek já passou por muitas empresas no Brasil e mundo afora. Ama dar aulas e conversar com gente, viajar, assistir séries e não tem vergonha de ser uma eterna kidult. Pilota o fogão para testar novas receitas e receber amigos e família em casa. Mas no fim é conhecida mesmo por ser mãe da pug Gioconda.
Posts Recentes

Deixe um comentário