Baseado no estudo realizado pelo time da TOM a pergunta mais correta seria “Quem NÃO usa o Google Analytics?”
Os números são bastante expressivos e apontam uma adoção superior a 50% de todos os websites do mundo. Obviamente esse número não é absoluto já que é praticamente impossível ter como espaço amostral 100% das propriedades web existentes mas, ainda assim, a amostra é considerável e suficiente para apontar algumas tendências interessantes.
Por estar instalada na Irlanda a empresa responsável pela pesquisa pesquisa foca com mais detalhes o cenário europeu, mas o panorama já nos permite tirar algumas informações interessantes:
Primeiro, o bom trabalho realizado nos últimos 12 meses aponta resultados expressivos não só pelos grandes clientes (que devem ser beneficiados agora pela possibilidade de contratar o Google Analytics Premium – ainda indisponível para o Brasil), mas pelas adesão acima da média quando considerados os novo domínios “.travel”, “.coop”, “.jobs”, .”xxx”, “.aero”, e “.pro”. Já o domínio “.mobi” apresenta a menor adesão, o que não surpreende dado a baixa tradição de uso de ferramentas de web analytics em sites mobile e apps, herança de tempos em que nossos devices não suportavam cookies e javascript, necessitando de outras tecnologias de mensuração. Provavelmente a disputa com alternativas tradicionalmente dedicadas a este mercado como o Flurry também pesaram aqui. Para a baixa adesão do domínio “.biz” utilizaria como hipótese a similaridade ao domínio “.net”, que usualmente representa um segundo domínio que redireciona ao domínio primário, usualmente “.com”. Obviamente a hipótese teria de ser testada, mas o baixo número de sites com este domínio de forma alguma torna os dados levantados menos relevantes.
Segundo, se considerarmos o teste da e-Nor com as 500 maiores empresas eleitas pela Fortune que aponta o Google Analytics como sendo usado por 51% dessas empresas veremos que a penetração global independente do porte do site se aproxima a este cenário, ao menos quando nos atemos apenas à ferramenta do Google. Importante notar que a soma de percentuais supera os 100%, ou seja, várias destas empresas utilizam mais de uma ferramenta de Web Analytics.
Estudo da e-Nor aponta superioridade do Google Analytics |