Sempre acho divertido quando me deparo com anúncios do tipo “Sua empresa na primeira página do Google em X dias!”. Primeiro por prometer algo cuja garantia é impossível. Segundo por vender algo que parece muito mas não diz quase nada.
Antes de seguir em frente vale separar a “página do Google” em dois grupos de conteúdo: links patrocinados e resultados de busca orgânica: 
  • links patrocinados são uma “forma de campanha” e não são objetivo de trabalha do SEO. Para aparecer neste grupo de resultados basta pagar por isso e, dependendo de uma série de critérios ditados pelo leilão do AdWords seu anúncio aparece no topo (retângulo alaranjado) ou lateral direita da página de busca sob a palavra “Anúncios”. (futuramente falaremos mais sobre a mecânica do AdWords por aqui); 
  • Já resultados de busca orgânica  são os links que aparecem “espontaneamente” na página do buscador e cujo posicionamento é definido por critérios que apenas o próprio Google sabe ao certo. Vale apenas mencionar que a primeira página recebe a grande maioria dos cliques e visitas, daí a vantagem em aparecer nesta primeira página. Aqui não existe peso financeiro envolvido e sim a relevância dos sites em relação ao termo pesquisado. Ganhar relevância para galgar melhores posições nesta grande lista sim é o trabalho de SEO.

Clientes nos questionam sobre qual a confiabilidade dessas empresas. Sem conhecê-las e seus métodos fica impossível afirmar qualquer coisa sobre sua capacidade de melhorar seu posicionamento no referido buscador. Mas algo que posso garantir é que a proposta de valor que entregam está completamente equivocada. Explico: posicionamento significa mais visitas, não conversões. Mais ainda, o posicionamento precisa ser consistente com seu negócio. Não adianta muito ser o primeiro da lista em um buscador quando se busca pelo nome do seu negócio, já que quem vai procurar por este termo já está previamente decidido a comprar com você… ou do seu homônimo digital. 
A efetividade real do SEO/SEM está não em trazer muitos, mas trazer os certos
Você sabe que está fazendo bem seu trabalho de SEO não apenas quando o número de visitas aumenta, mas quando a relação do funil de conversão não se altera absurdamente com esse aumento, chegando à linearidade “quanto mais visitas, mais conversões”. Trazendo o visitante errado você terá mais visitas, mais rejeição (bounce rate), mas não maior efetividade.
Essa situação vale para praticamente qualquer site com objetivos comerciais, sendo uma exceção parcial algumas páginas de portais com receita determinada apenas pela impressão de ads (CPM), logo quanto mais pageviews, mais espaço publicitário para vender. Essa regra deixa de valer quando falamos por exemplo de vendas de cliques (CPC), onde a conversão se faz necessária e o fator de sucesso volta novamente a um bom trabalho de SEO aliado a uma boa peça/linha criativa. 
Ao fim do dia o SEO/SEM, assim como qualquer ação ou esforço em marketing digital deve estar intimamente atrelado a todo o plano de negócios e objetivos definidos para o canal online. Tal qual como simplesmente implementar uma ferramenta de Web Analytics sem definir quais e como os dados serão extraídos e utilizados, não dá para simplesmente definir “melhora de posicionamento” como fim por si só. Analogamente o processo deve ser cíclico, perene e apresenta resultados contínuos a médio e longo prazo. Não existe esse objetivo final que defina o fim do trabalho.

Logo se te ofertarem SEO/SEM como simplesmente “aparecer na primeira página do Google” desconfie. Muito.

Rodrigo Rubio
É geek, engenheiro, consultor, defensor do conteúdo de qualidade e da eliminação dos falsos gurus da Web. A menos que sejam engraçados.
Posts Recentes

Deixe um comentário