Community Manager, quem é essa pessoa?


Experiência do community manager, conhecimento do negócio da empresa, Entendimento do canal e suas particularidades

Frequentemente, quando conversamos com clientes e parceiros da Bunny Co. o assunto de profissionais de redes sociais e marketing digital vem à tona acompanhado de discussões calorosas sobre perfis, custos, contratação e retenção de talentos etc. 
Dando continuidade a essas discussões e trazendo para um contexto mais amplo, resolvemos trazer o assunto à tona, começando por uma conversa sobre o cargo de community manager. 
Fazendo uma tradução literal do nome do cargo, teríamos o termo “gerente de comunidade” como descrição. Mas afinal o que faz esse profissional? Como é sua rotina do dia a dia? Que tipo de formação possui? Preciso de um deles na minha empresa? 
Antes de começarmos os questionamentos vale entender um pouco a origem dessa função e sua evolução. A maioria dos dados remonta o inicio da pratica de gestão de comunidades com a massificação do acesso à internet e grandes portais como AOL, Compuserv e demais provedores que congregavam usuários e grupos de discussão e demandavam pessoas responsáveis por moderar e elencar conteúdo qualificado. É nesse contexto que surge a figura do gestor de comunidades, um profissional capaz de mediar os relacionamentos em grupos/comunidades na internet. 
Ocorre que, com a evolução das redes sociais, esse perfil de profissional passa a atuar além dos fóruns de discussão de portais, tecnologia e games e passa a ser uma pessoa ativa nos perfis de redes sociais, principalmente em perfis institucionais. Porém, o papel do community manager passa a transcender a questão da moderação e passa a contar também com uma vertente de gestor de conteúdo. 
Quando clientes e parceiros discutem conosco qual a importância de contarem com gerentes de comunidades, qual é o papel desse profissional em seu dia a dia ou como selecionar essas pessoas para seus times, habitualmente levamos alguns pontos para a discussão: 
· Se sua marca/empresa/organização se comunica nas redes sociais é necessário entender que esse é um processo de via de mão dupla e, por consequência, demanda um guardião para esse perfil, isto é, um gestor para essa comunidade; 
· O gerente de comunidade não é um “postador” e “apagador” de conteúdo, isto é, ele é um profissional que conhece a dinâmica das redes sociais, que será um especialista no canal capaz de recomendar conteúdo, desenhar estratégias de posicionamento em redes sociais e antecipar/gerenciar uma eventual crise que possa ocorrer; 
O community manager não é um profissional milagreiro, então é necessário que sua função não seja misturada com gestão de marketing, branding, lead to sales etc. Ele nada mais é do que mais uma peça chave na comunicação da empresa que ajudará as demais áreas da empresa a conseguir entender como se posicionar nas redes sociais. 
A partir do momento em que a empresa entende a necessidade e papel desse profissional começa um segundo ponto de angustia: como contratar? Que curso essa pessoa deve ter feito? Quais as experiências profissionais anteriores necessárias? 
Costumo a dizer que encontrar um community manager é como encontrar um parceiro: isso vai variar muito do tipo de empresa, momento, marca e os objetivos a serem atingidos. É muito difícil criar um modelo engessado para esse tipo de profissional. 
Empresas de perfil mais despojado requerem um community capaz de adaptar o conteúdo corporativo à memes, hashtags da moda, criar assets geniais e tornar a marca mais próxima do consumidor, como por exemplo, o Ponto Frio.com e toda sua irreverência do personagem “Pinguim”. Por outro lado se você olhar marcas como Coca Cola, Budweiser você encontrar conteúdos relevantes ao público, assets de impacto, mas um conteúdo que está mais preocupado em se ligar à campanhas e às marcas do que efetivamente estabelecer o mesmo tipo de conexão de humour o afetiva da Ponto Frio. 
Por isso, antes de sair buscando um gestor para conteúdo e conversas nas redes sociais, é necessário que a empresa se entenda do ponto de vista de marca e seja capaz de dizer com segurança o que espera de suas propriedades digitais. No melhor dos mundos o ideal é contar com um planejamento e estratégia para digital marketing e social media que serão capazes de responder para onde a organização quer enveredar nessa seara. Com essas informações a busca por um profissional acaba sendo mais assertiva bem como torna-se muito mais efetiva a atuação da figura do community manager na empresa.

facebook, myspace, twitter, e-mail, blog, google plus, círculos, social media
Stella Wilderom
Apaixonada por comunicação e marketing mas sem abandonar o lado geek já passou por muitas empresas no Brasil e mundo afora. Ama dar aulas e conversar com gente, viajar, assistir séries e não tem vergonha de ser uma eterna kidult. Pilota o fogão para testar novas receitas e receber amigos e família em casa. Mas no fim é conhecida mesmo por ser mãe da pug Gioconda.
Posts Recentes

Deixe um comentário