Baseado no estudo realizado pelo time da TOM a pergunta mais correta seria “Quem NÃO usa o Google Analytics?”

Os números são bastante expressivos e apontam uma adoção superior a 50% de todos os websites do mundo. Obviamente esse número não é absoluto já que é praticamente impossível ter como espaço amostral 100% das propriedades web existentes mas, ainda assim, a amostra é considerável e suficiente para apontar algumas tendências interessantes.

Uso do Google Analytics no mundo

Por estar instalada na Irlanda a empresa responsável pela pesquisa pesquisa foca com mais detalhes o cenário europeu, mas o panorama já nos permite tirar algumas informações interessantes:

Primeiro, o bom trabalho realizado nos últimos 12 meses aponta resultados expressivos não só pelos grandes clientes (que devem ser beneficiados agora pela possibilidade de contratar o Google Analytics Premium – ainda indisponível para o Brasil), mas pelas adesão acima da média quando considerados os novo domínios “.travel”, “.coop”, “.jobs”, .”xxx”, “.aero”, e “.pro”. Já o domínio “.mobi” apresenta a menor adesão, o que não surpreende dado a baixa tradição de uso de ferramentas de web analytics em sites mobile e apps, herança de tempos em que nossos devices não suportavam cookies e javascript, necessitando de outras tecnologias de mensuração. Provavelmente a disputa com alternativas tradicionalmente dedicadas a este mercado como o Flurry também pesaram aqui. Para a baixa adesão do domínio “.biz” utilizaria como hipótese a similaridade ao domínio “.net”, que usualmente representa um segundo domínio que redireciona ao domínio primário, usualmente “.com”. Obviamente a hipótese teria de ser testada, mas o baixo número de sites com este domínio de forma alguma torna os dados levantados menos relevantes.

Segundo, se considerarmos o teste da e-Nor com as 500 maiores empresas eleitas pela Fortune que aponta o Google Analytics como sendo usado por 51% dessas empresas veremos que a penetração global independente do porte do site se aproxima a este cenário, ao menos quando nos atemos apenas à ferramenta do Google. Importante notar que a soma de percentuais supera os 100%, ou seja, várias destas empresas utilizam mais de uma ferramenta de Web Analytics.

Uso do Google Analytics nas top 500 da Fortune
Estudo da e-Nor aponta superioridade do Google Analytics

Terceiro, se o Google que tem 81% do mercado mundial está em 55,8% dos sites globais da amostra, isso aponta que algo próximo a 70% dos sites do mundo todo estão utilizando ao menos uma solução de WEB Analytics. 

O excelente trabalho do Google e outros fornecedores de web analytics (menção honrosa à Adobe / Omniture) em demonstrar os reais benefícios obtidos com a gestão digital orientada à métricas tem tornado a implantação de Web Analytics nos projetos de alguns sites tão importante quanto o layout e experiência do usuário. A possibilidade de utilizar um serviço com capacidades de BI gratuitamente também foi, é e continuará sendo grande responsável pela adoção em massa. 

E você qual sistema de web analytics utiliza?
Rodrigo Rubio
É geek, engenheiro, consultor, defensor do conteúdo de qualidade e da eliminação dos falsos gurus da Web. A menos que sejam engraçados.
Posts Recentes

Deixe um comentário