Engajamento - social media
Que a grande maioria das empresas, independente do porte, descobriu que faz sentido estar nas redes sociais, ninguém mais pode duvidar, porém existe ainda uma pergunta cuja resposta faz muitos gestores de mídias sociais perderem sono: afinal, ter muito followers e/ou fãs nas minhas páginas basta? Isso já pode ser considerado uma métrica de êxito para a estratégia de social media de uma empresa?

Do ponto de vista quantitativo acumular uma base significativa de pessoas que possuem alguma ligação com sua marca/produto é sim um grande ativo para sua empresa. Porém, trata-se de um ativo estanque que, se não engajado ou impactado da maneira correta corre riscos como: perda de interesse, indiferença ou conversão de admirador para detrator do produto ou serviço até então admirado.

E qual seria então a melhor maneira de rentabilizar esse ativo adquirido dia após dia nos canais sociais de sua empresa?

Engajamento! Sim, essa resposta pode parecer complexa, em um primeiro momento, mas na verdade é mais simples do que parece. O segredo de encantar e ter sempre próximo de si aqueles que falam de sua marca é criar conversações de mão dupla com eles.

O ato de engajar em social media consiste em transcender a publicação de conteúdo com finalidade puramente informativa e buscar criar diálogos com os fãs e followers nas redes. Uma foto cuja legenda incita comentários, uma enquete sobre qualidade de produtos e serviços ou uma resposta a dúvidas de clientes são algumas das ferramentas que podem ser utilizadas para criar esses ambientes de troca nos canais sociais das empresas.

Em geral os gestores de redes sociais das empresas costumam a ter dificuldades em visualizar caminhos quando se fala em gerar engajamento, seja por dificuldade de achar o tom adequado da marca para abrir esses diálogos, seja pela grande dificuldade em transmitir aos executivos das empresas que é possível comunicar e criar interesse na marca indo além de conteúdo com viés de vendas ou produtos.

A questão da necessidade de criação de laços com o público transcende continentes e é uma tendência em todos os mercados pelo mundo, porém, no caso do Brasil, encontramos o país em um momento altamente evoluído no que diz respeito à mídias sociais. Com isso, torna-se crucial para uma empresa que possui esses canais de comunicação ser capaz de “enxergar além” e trabalhar a comunicação, seja em qual plataforma social atue, de forma conversacional.

Para se ter noção dessa importância aplicada ao mercado brasileiro, basta observar alguns insights compartilhados pela comScore recentemente no estudo 2012 Brazil Digital Future in Focus:

  • O Brasil é o 7º maior mercado de internet no mundo, com um público de 46,3 milhões de visitantes de 15 anos ou mais que acessam a internet pelo computador de casa ou do trabalho. O número de usuários aumentou 16% em relação ao ano anterior. A população online da América Latina cresceu mais rapidamente que em qualquer outra região em 2011: 16% de aumento, chegando a 129,3 milhões em dezembro de 2011. 
  • Os brasileiros passaram em média 26,7 horas online em dezembro de 2011, um aumento de 10% em relação ao ano anterior (equivalente a mais de 2 horas). Os portais foram a atividade online que gerou mais engajamento, com 39,2% do total de minutos em dezembro de 2011, seguidos pelas redes sociais, com 23% – um crescimento de 6,3 pontos percentuais no ano. 
  • O Facebook ultrapassou o Orkut em dezembro de 2011, tomando a dianteira entre os destinos de redes sociais no Brasil com 36,1 milhões de visitantes, um aumento de 192% em relação ao ano anterior. O Facebook também foi o site que gerou mais engajamento entre as redes sociais: em dezembro de 2011 os visitantes passaram em média 4,8 horas no site, enquanto no ano anterior a média foi de 37 minutos. 
  • Em dezembro de 2011, os brasileiros viram mais de 4,7 bilhões de vídeos online, um aumento de 74% em relação a 2010. O crescimento foi impulsionado por um aumento de 19% em visitantes únicos 

Com esses dados pode-se observar que o consumidor brasileiro, por definição, é altamente conectado e usuário de portais de conteúdo e redes sociais o que o torna uma vítima potencial de bombardeio de informações por parte das marcas em seus canais de relacionamento online.

Para isso, valem algumas “regras de ouro” para gestão de conteúdo e estratégia de perfis corporativos em redes sociais:

  1. Entenda com quem você quer falar: conheça sua audiência e saiba que assuntos a interessam. Dessa forma, criar conteúdo bem como abordar seus fãs e followers torna-se mais assertivo. Interação e apreço pressupõe afinidade. 
  2. Crie conteúdo inteligente: não significa criar posts sisudos ou evitar humor, mas sim, ser capaz de abordar o público com sacadas inteligentes, informações que façam sentido para sua audiência e que sejam passíveis de compartilhamento. Transcenda texto e busque variar as formas de interagir com recursos como imagens ou vídeos. Lembre-se que não necessariamente conteúdos engajadores são peças de alto custo de produção, mas sim com mensagens suficientemente poderosas para gerar o desejo de compartilhamento ou apreço por parte do público. 
  3. Saiba como usar os canais e mantenha-se fiel à sua estratégia: trace uma estratégia de social media que faça sentido para seu negócio, isto é, delimite o público que quer atingir, quanto quer investir e o que você pretende promover. A partir daí, analise que canais vai utilizar e crie um fluxo de trabalho coerente com os canais, isto é, não repita informações entre canais, apele para promoções ou oferecimento de produtos só porque uma marca X ou Y de milhares de seguidores está usando essas técnicas. Busque compreender o que realmente seu consumidor busca ao conectar-se com sua marca e procure criar uma comunicação de via de mão dupla com essas pessoas. 
Não basta acreditar que unicamente compra de mídia e a criação canais voltados a fornecer informações de produtos/serviços vai prender a atenção ou encantar o consumidor. Há muita informação e o que prevalecerá será a capacidade de criar diferenciação e relacionamento com os milhares de usuários espalhados pela web.
Fonte imagem: http://www.webnovation.com.au/wp-content/uploads/2012/03/Understanding-Social-Media-Engagement.jpg
Rodrigo Rubio
É geek, engenheiro, consultor, defensor do conteúdo de qualidade e da eliminação dos falsos gurus da Web. A menos que sejam engraçados.
Posts Recentes

Deixe um comentário